Minas Rosa, conhecimento, emoção e conscientização sobre o câncer de mama.

Com o patrocínio da nossa querida primeira-dama Rose Chaves, a manhã de conscientização e prevenção do câncer de mama de hoje, dia 21 de outubro, foi repleto de conhecimento e emoção.

Primeira dama Rose Chaves – ao centro – e suas amigas.

A manhã começou com o credenciamento e welcome-coffee, acompanhado de música ao vivo, onde as convidadas puderam se deliciar e interagir com um café da manhã completo com frutas, chocolate quente, chá, sucos, pães, frios, panquecas, tapiocas e bolos. Enquanto aguardavam as atividades, a Clínica Viver disponibilizou próteses com e sem nódulos, para ensinar as participantes a identificarem nódulos nas mamas, além de dar informações sobre os exames preventivos.

A próxima atividade foi uma oficina de ikebana Sanketsu, da Fundação Mokiti Okada. Contamos com as professoras Marcela, Jonésia, Edilene e Rosa Maria. A oficina foi aberta com uma breve descrição da filosofia da Ikebana, onde acredita-se que a flor tem o poder de eliminar os pensamentos negativos e que, no mês do outubro rosa, o pensamento sobre o câncer de mama deveria ser positivo, pois ele tem cura.

Professoras ensinam a arte e filosofia ikebana.

A partir das 11 horas, as participantes devoraram, bem atentas, cada explicação da palestra da cirurgiã Plástica e Presidente Regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Plástica, Marcela Cammarota. Ela explicou de forma clara e simples os tipos de exame para o diagnóstico, tipos de tratamento e de cirurgias para extração e reconstrução da mama, bem como os avanços que as cirurgias passaram ao longo dos anos.

Palestra sobre o câncer de mama da Dra. Cirurgiã e Presidente Regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Plástica, Marcela Cammarota.

A palestra abriu a roda de conversa com Cláudia Belchior e Cida. As duas deram uma aula de positividade, garra e emoção, dividindo o seu relato como pacientes em tratamento do câncer de mama. As dificuldades, os medos, as vitórias e celebrações à vida de todos os dias. Uma das vitórias da Cláudia foi o título Soberana das Américas plus Size internacional 2018 e da Cida, de poder ver sua filha e seu filho completarem 15 e 10 anos.

Os fotógrafos Bárbara de Paiva e Guilherme Tonelli participaram da roda falando sobre a sua mostra fotográfica, onde o objetivo era retratar a emoção da resposta à pergunta que foi feita a mulheres em tratamento contra o câncer de mama: “Quando você foi genuinamente feliz, pela primeira vez, após receber o diagnóstico?”. Cada foto acompanha trechos lindos de história de pequenas felicidades do dia-a-dia que merecem ser eternizadas e compartilhadas.

Cida, Cláudia Belchior, Guilherme Tonelli, Bárbara Martins e Renata Faray Correia na roda de conversa sobre o câncer de mama.

Ao final da roda, foram sorteadas sessões de massagem, 1 dia de Spa e kits da clínica Viver.

O evento foi idealizado com todo o carinho que as nossas associadas merecem. O Minas agradece a presença de todas as mulheres que tiraram a sua manhã para conhecerem mais sobre o câncer de mama e se conscientizarem que ser diagnosticada com câncer de mama não é o fim da vida, e sim, o começo de uma nova.

Confira mais fotos do evento.

Compartilhar é participar do clube!

shares